Rinoplastia em 09 perguntas e respostas

May 18, 2015 0

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica do nariz? O Dr. Luiz Américo de Freitas Sobrinho, renomado cirurgião plástico, responsável pela Plasticlínica Jundiaí, responde as dez mais importantes perguntas sobre o assunto. A Rinoplastia estética é uma cirurgia segura que possibilita resultados bem naturais, se executada por especialistas.

1) Qual é o princípio da rinoplastia estética?
Rinoplastia estética é uma intervenção apropriada para quem deseja proporcionar uma aparência mais harmoniosa para o nariz. Ela é frequentemente realizada em jovens de 20 ou 30 anos, mas também pode ser realizada mais tarde na vida. Alguns pacientes vivem muito tempo com um nariz que nunca gostou e, nesses casos, a rinoplastia poderá lhes trazer uma vida bem melhor, independentemente da idade que tem. Como a estética do nariz ocupa um lugar de destaque no nosso corpo, a rinoplastia poderá proporcionar aos pacientes uma melhora dessa harmonia corporal. Através dela, torna-se possível suavizar um rosto e conciliar a aceitação plena do paciente com sua própria imagem.

2) Qual é a duração de uma rinoplastia?
A duração está entre uma e duas horas e meia

3) Qual é a duração clínica de permanência para rinoplastia?
Permanência ambulatorial ou de uma noite.

4) Qual anestesia para a rinoplastia?
É comum a aplicação de anestesia geral. Em alguns casos, a anestesia local também é possível e bastante eficaz.

5) É um processo doloroso?
A rinoplastia é um procedimento indolor. Na maioria dos casos, analgésicos simples são prescritos pelo cirurgião e são suficientes para suprimir a dor.

6) Quais são as cicatrizes da rinoplastia?
As cicatrizes de uma rinoplastia são essencialmente invisíveis, estão no interior do nariz. Uma pequena incisão escondida na base do nariz pode ser utilizada em alguns casos. O cirurgião plástico, especialista em rinoplastia, explicará melhor as possibilidades no momento oportuno.

7) Quais são os riscos de uma rinoplastia?
Quando realizado por um cirurgião plástico qualificado em cirurgia reparadora e estética, habilitado a realizar tal procedimento, a cirurgia plástica do nariz é uma intervenção comum, segura e prática. As complicações deste tipo de cirurgia são raras – mas, possíveis! – elas são detalhadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas isso tudo é explicado devidamente durante a consulta e o acompanhamento pós-operatório é essencial.

8) O que é a Rinoplastia Étnica?
É o procedimento estético em pessoas de origem asiática ou africana, por exemplo, que têm um rosto com determinadas características. Estas são mais longas e delicadas e podem utilizar enxertos ou implantes para obter um bom resultado. Uma Rinoplastia de ponta, por exemplo, é quando o cirurgião plástico trabalha exclusivamente a ponta do nariz, orifícios nasais, as cartilagens alares e columela. É um procedimento delicado que, geralmente, requer uma boa experiência de rinoplastia. A Plasticlínica Jundiaí realiza esse tipo de rinoplastia avançada, com uma tecnologia que permite a visualização de todos os elementos da ponta do nariz. É um trabalho de precisão.

09) Qual é o custo de uma cirurgia de nariz? A Rinoplastia é coberta pelo SUS?
O preço de uma rinoplastia varia muito. Existem procedimentos da rinoplastia adequados para cada situação em particular e tudo vai depender do tipo de rinoplastia, da anestesia a ser utilizada etc.. Um preço extremamente alto não garante, necessariamente, melhores resultados e um preço muito baixo deve induzir cautela e suscita uma checagem das qualificações e competências do cirurgião. Como se trata de uma cirurgia estética, os custos não estão previstos pela seguridade social. O fato é que, com relação a custos, é preciso que seja feita uma avaliação prévia, pois cada caso é um caso.

 

Dr. Luiz Américo de Freitas Sobrinho
Cirurgião plástico – CRM 26545-SP